quarta-feira, 13 de março de 2013

Histórico Urbano da Capital Potiguar




“Despensa o commentario. Basta annunciar. Natal a noite. Estamos vendo uma cidade quieta como se aprendesse o movimento com as múmias pharaonicas. Sob a luz (quando ha) das lâmpadas amarellas arrastam,meia dúzias de creaturas magras, uma "pose" melancólica de Byrons papa-gerimúns” ( Cascudo, Camara. Crônicas de Origem, A noite em Natal)

Vemos o crescimento urbano da cidade de Natal primeiramente a partir da economia algodoeira, ganhando destaque dentro do estado traz um salto para a capital que inicialmente tinha estrutura semelhante a uma vila. Mas tarde durante a segunda guerra com a utilização do aeroporto do município de Parnamirim pelos americanos, percebemos outro salto na urbanização de Natal onde a ocupação e utilização do espaço da cidade pelos Estadunidenses levou a mesma a um crescimento repentino, mas desordenado, o que trouxe problemas na estruturação da cidade que perduram até hoje, como congestionamentos e ocupação em áreas de risco, já que foi feito em um curto período de tempo.
Então após a segunda guerra Natal já trazia fortes elementos urbanos na sua estrutura, os quais foram de essencial importância para dar continuidade ao crescimento urbano da mesma; onde apesar de ser conhecida como uma das menores capitais brasileiras tem uma característica de densidade populacional o que também agrega evidencias da forma em que ocorreu o processo urbano na capital potiguar.
A BR 101 promoveu um a alta valorização das áreas ao entorno tendo um a demasiada importância no crescimento da cidade, e no processo de conurbação que hoje é enfrentado por Natal e Parnamirim .
Atualmente a cidade vem mostrando um grande crescimento no setor terciário da economia que se relaciona diretamente com a parte urbana mais densa da cidade (Alecrim, Cidade Alta).


Outras dicas sobre o Histórico Urbano da cidade de Natal...  

                   (Cascudo, Câmara. Crônicas de Origem, A noite em Natal)

       Um passeio pela historia da cidade de Natal: <http://www.youtube.com/watch?v=io1VFkuqPZc>



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...